sábado, 31 de julho de 2010

Poluição

A poluição consiste em uma alteração do equilíbrio, causando danos á saúde humana, nos seres vivos, etc.

Os poluentes podem ser de natureza química, ou sob forma de energia.

Existem vários tipos de poluição sonora, visual, radioativas, atmosférica, hídrica, térmica, etc.

Alguns metais pesados podem gerar danos gravíssimos a saúde humana um exemplo seria o chumbo proveniente de tintas, carros, indústrias, etc., que pode causar retardo mental, prejudicar a coordenação motora. Outro exemplo seria os pesticidas utilizados para combater pragas, insetos, etc. Câncer de ovário e testículo, distúrbios hormonais, são doenças causadas pelos pesticidas.

A camada e ozônio cuja finalidade é filtrar a radiação ultravioleta, a emissão de gases tóxicos como CFC (cloro flúor carbono), tetra cloreto de carbono, óxidos nítricos, estão atacando a camada de ozônio aumentando a penetração de raios ultravioletas, a exposição a esses raios pode causar uma infinidade de danos a saúde humana tais como: cataratas, aumentam a incidência de câncer de pele nos seres humanos, afeta o sistema imunológico.

Outro tipo de poluição são as chuvas ácidas causadas pela emissão de gases tóxicos na atmosfera, esses são provenientes da queima de combustíveis, refinarias e outros. As conseqüências da chuva ácida para a polução são econômicas, sociais e ambientais, um exemplo dos fatos citados é o aumento de doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, destruição de monumentos.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

GLP (Gás liquefeito do petróleo)

retirado do:http://newscomex.files.wordpress.com/2008/06/petrobras2.jpg O GLP é uma mistura de hidrocarbonetos provenientes do petróleo. Esses hidrocarbonetos são principalmente o propano e o butano que são sub produtos do petróleo como o óleo diesel, gasolina, esses sub produtos são obtidos nas refinarias.
retirado do :http://inblogs.com.br/media/blogs/amelias/gas.jpg
A primeira etapa do processo de refino é a destilação atmosférica. Nela o petróleo é aquecido e fracionado em uma torre, onde são extraídos, por ordem crescente de densidade, separando as frações mais leves como: gases combustíveis, GLP, gasolina, nafta, solventes, querosene, óleo diesel. No fundo da torre é extraído a fração mais pesada denominada resíduo atmosférico.
O gás liquefeito do petróleo ( gás de cozinha) é comercializado em botijões no estado líquido, tornando-se gasoso na pressão atmosférica e temperatura ambiente na hora de sua utilização no fogão.
Os botijões são fabricados com chapas de aço, capazes de suportar altas pressões, dentro do recipiente 85 % é de gás na fase líquida e 15% em fase vapor, constituindo um espaço de segurança para evitar uma pressão elevada dentro do botijão.
Para detectar um possível vazamento é adicionado um composto denominado mercapitantes á base de enxofre.
No Brasil o GLP é utilizado principalmente como combustível doméstico em fogões e aquecedores de água.

sábado, 29 de maio de 2010

Reduzindo o permanganato de potássio (KMnO4)

Imagem retirada do: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNL71K7jmrVjWRVFD-ZFsl1o7aEHjNm0ZMrNjedKAiCdFhyFJds2KL9_rh6ipJBtg7-FE2QAQa7phirWIdKohkwAKLODGuMTkFEuTRXb1z0BOs_t8DekRNxIgjrWZ5LTYogJbpNxv61E8p/s400/vitamina+c.jpg
A vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) tornou-se popular em virtude do seu papel como antioxidante, com potencial de oferecer proteção contra algumas doenças. O excesso de vitamina C pode cusar efeitos colaterais como náuseas e diarréia.
A vitamina C auxilia as células do organismo, a crescer e permanecer sadias, previne gripes, fraquesa muscular e infecções.
QUAIS OS ALIMENTOS QUE CONTÊM VITAMINA C?
Morangos, Mamão, Kiwi, Laranja, Suco de laranja, Cantalupo, Manga, Grapefruit, Suco de Grapefruit, Pimentão vermelho ou verde, Cru Cozido, Brócolis, Couve, Couve-de-bruxelas, Ervilhas, etc.
Imagem retirada do: http://nautilus.fis.uc.pt/wwwqui/figuras/compostos/img/permanganato_potassio.gif
O permanganato de potássio e utilizado como bactericida, para tratamento das feridas causadas pela catapora, utilizando uma solução diluída de coloração violeta desse sal, sua ação oxidante reage com as proteínas da epiderme. O íon permanganato, é o responsável pela coloração violeta, quando esse íon é reduzido para Mn+6 a coloração fica esverdeada/amarelada e para Mn+4 fica marrom/vermelho escuro.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Densidade

A densidade é definida como o quociente entre a massa de um corpo e o volume do mesmo.

Para mensurar a densidade utilizamos um aparelho denominado densímetro. O densimetro é composto por um tubo e o bulbo, ao tubo está associada uma escala calibrada permitindo a leitura da densidade.

Nos postos são instalados os densímetros nas bombas de combustíveis especificamente as de álcool hidratado (solução de álcool com até 5% de água) com objetivo de o consumidor constatar a qualidade do mesmo.

Imagem retirada do: http://www.ecomarine.com.br/images/densimetro.JPG Neste experimento comparamos as densidades da água, do álcool, do óleo e da solução água e sal.

sábado, 8 de maio de 2010

Funções orgânicas que estão presentes nas plantas medicinais

Imagem extraída do: http://www.jardimdeflores.com.br/DICAS/A31plantasrefresc.htm

Há muito tempo, as plantas medicinais tem sido usadas como forma alternativa ou complementar aos medicamentos da medicina tradicional.

Estas são amplamente comercializadas em farmácias e supermercados em geral, por razões sociais ou econômicas. A crise econômica, o alto custo dos medicamentos industrializados, o difícil acesso da população á assistência médica e farmacêutica são possíveis fatores que levaram as pessoas a utilizar produtos de origem natural.

Imagem extraída do:http://plantas-medicinais.me/tag/plantas-e-ervas-medicinais

As plantas medicinais é uma planta que contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou poliativas. Muitas destas plantas são venenosas ou pelo menos levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia) e suas propriedades são estudadas nos laboratórios com objetivo de isolar as substâncias que lhes conferem propriedades medicinais (princípio ativo) e assim, produzir novos fármacos.

Os compostos orgânicos formados por várias funções presentes nas plantas medicinais, os alcoóis, aldeídos, ésteres, fenóis e hidrocarbonetos são exemplos desses compostos.

Imagem extraída do: http://ultramegatiaguinho.blogtok.com/blog/5843/uso-de-plantas-medicinais-para-a-saude/

O uso das plantas medicinais tem que ser feito cuidadosamente, com muito critério, pois as mesmas não fazem milagres e podem levar a intoxicação dos indivíduos que desconhecem as precauções e contra-indicações destas plantas.

domingo, 2 de maio de 2010

Gases contidos nos refrigerantes

Com a aplicação do CO2 pode-se gaseificar uma bebida, em alguns casos pode ocorrer alteração no sabor.

Nas bebidas fornecidas em barris ou em outros reservatórios é necessário utilizar um gás para impulsionar o líquido do barril até o ponto de tiragem, conforme o tipo de bebida pode-se utilizar o azoto, CO2 ou uma mistura dos dois gases.

Além do efeito propulsor, estes gases inertes impedem a ação nociva do oxigênio do ar.

Fabrica portátil

Nas maquinas de refrigerantes, os ingredientes da bebida ficam armazenados no próprio local de venda, são cilindros de metal armazenam os xaropes de quatro sabores. Um bujão acondiciona o gás (CO2) e água proveniente de fonte filtrada.

A composição começa com a mistura de CO2 e água esses tanques são ligados a um carbonizador, que comprime e dissolve o gás no líquido, originando o ácido carbônico semelhante á água gaseificada. Por um tubo, o líquido segue até uma serpentina, que resfria a bebida em uma temperatura de consumo entre 4ºC a 8ºC.

Na saída da máquina ocorre a mistura entre o xarope e a água gaseificada originando o refrigerante. A quantidade de xarope depende da regulagem da máquina, por isso o sabor do refrigerante de máquina é diferente do refrigerante de garrafa.