domingo, 25 de setembro de 2011

Teor de álcool na gasolina

foto extraída do :http://www.debateonline.com.br/antigo/noticias/?id=212

E comum deparar com postos de gasolina desativados ou abandonados, na maioria das vezes isso ocorre devido a práticas ilícitas como adulteração da gasolina.

De acordo com a Lei 10.203/01, a gasolina aditivada, assim como a comum, deve receber entre 20% e 24% de álcool etílico anidro combustível. Em 2006, a Resolução 35 da Agência Nacional do Petróleo (ANP) fixou em 23% o percentual de mistura de álcool nas gasolinas, a partir de 1º de março daquele ano.

O problema é que muitos postos não cumprem a lei, é comum a gasolina apresentar quantidade de álcool superior a determinada pela lei, ou adição de solventes diversos, ramificados petroquímicos, querosene e diesel. Essa prática causa mudanças nas propriedades físico-químicas da gasolina causando sérios danos nos veículos como: corrosão no tanque de combustível e de peças do motor reduz o desempenho do motor e aumenta a emissão de gases nocivos a saúde e ao meio ambiente.

Podemos determinar o teor de álcool na gasolina através de um experimento simples que consiste no uso de: proveta, pipeta, becker, água e gasolina. O Procedimento consiste na adição de 20 ml de gasolina na proveta, utilizando um pipeta e adicione 20 ml de água, tampe a proveta com uma rolha e agite a mistura. Deixe a mistura contida dentro da proveta em repouso para que ocorra a separação das fases, anote o volume de cada fase e realize os cálculos.

T% = (Válcool / Vinicial gasolina) × 100%

CUIDADOS

A gasolina é um líquido tóxico, bastante volátil; durante a realização desta experiência, mantenha o laboratório arejado e evite a inalação dos vapores de gasolina. Por outro lado, a gasolina é altamente inflamável; assim, durante a realização desta experiência, não deve haver qualquer chama acesa no laboratório.

sábado, 7 de maio de 2011

Álcoois

Álcoois são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional OH ligado a uma cadeia carbônica saturada, cadeia que possuem somente ligações simples entre os átomos de carbono.

O etanol é um álcool com diversas aplicações: como combustível automotivo, como solvente em produtos de limpeza doméstica, solvente em perfumes, fabricação de vários produtos e na fabricação de bebidas alcoólicas, tais como: uísque, vodca, conhaque, cerveja, vinho e etc. A palavra álcool é derivada do arábico al-khul.

A obtenção do etanol a partir da cana-de-açúcar, partindo da garapa ou caldo de cana, com alto teor de sacarose. A obtenção do melaço consiste no aquecimento da garapa, o melaço é uma solução que contém 40% em massa de sacarose, a fermentação do melaço consiste na adição de fermentos biológicos, que convertem a sacarose em etanol, auxiliado pelas enzimas produzidas no processo que produzem o mosto fermentado, finalmente o mosto fermentado é destilado obtendo-se o etanol em solução de 96% de etanol e 4% de água em volume.

As bebidas alcoólicas podem causar sérios danos á saúde dos seres humanos. Consiste de uma solução homogênea de água, etanol entre outras substâncias, a ingestão constante de grandes quantidades de bebidas alcoólicas causa danos ao coração, fígado e ao cérebro, quando o individuo ingere uma bebida alcoólica, a absorção do álcool inicia-se instantaneamente pelo estômago, penetrando facilmente na corrente sanguínea devido a alta solubilidade do etanol na água, diminuindo os reflexos e a capacidade do individuo de tomar decisões. O coma alcoólico ocorrem em casos de ingestão demasiada de bebidas alcoólicas, toda bebida alcoólica possui teores diferentes de etanol, a graduação alcoólica é encontrada no rótulo da bebida.

O atual código de trânsito considera incapaz de dirigir um veículo, o individuo que atinge níveis de etanol acima de 0,06%%, a Lei consiste em multa, suspensão da carteira e pode sofrer pena de detenção de seis meses a três anos para motoristas que não respeitarem a mesma, então fique atento se beber não dirija!

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sábado, 19 de março de 2011

Radioatividade


Como todos já sabem explosão no reator 3 da usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, elevou o temor de um acidente sem precedentes no país. Uma nuvem de fumaça cobriu a usina.
Aproveito esse triste momento para comentar sobre radioatividade.
Os fenômenos relacionados a transformações no núcleo dos átomos e denominados radioatividade, não possuem apenas aplicações nocivas à saúde humana, ela é imprescindível no diagnóstico de doenças e na terapia do câncer, apesar de outros países junto ao Japão terem sofridos prejuízos irreparáveis provenientes de suas respectivas usinas termonucleares. Esse tema é importante para podermos nos posicionar como cidadãos, de acordo com as questões abordadas em nosso cotidiano.
Quero destacar a contribuição de Henri Becquerel, Marie Sklodowska Curie e o seu esposo Pierre Curie que estudaram e descobriram os elementos radioativos.
A radioatividade e as reações nucleares consistem na alteração do núcleo do átomo através de emissões de partículas alfa, beta e gama.
As radiações alfa, beta e gama possuem diferentes tipos de penetração, ou seja, diferentes poderes para atravessar os materiais.
As partículas alfa possuem pequeno poder de penetração, considerando que são bem mais pesadas que as betas, por isso se movimentam com velocidade menor.
As partículas gama não possuem carga elétrica e percorrem uma distância maior dentro dos materiais. Essas partículas produzem vários efeitos biológicos ao atravessar o tecido humano, elas provocam a ionização de moléculas existentes nas células, essa ionização provoca a alteração das células ou a destruição das mesmas, conseqüentemente pode causar uma reprodução descontrolada das células causando o câncer e outras doenças tais como: danos aos olhos, ruptura de vasos sanguíneos, lesões nos estômago, etc.
Fonte: Tito e Canto editora moderna, 2006

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Biodiesel

O aquecimento global, provocado pelo efeito estufa, vem causando graves alterações em nosso ecossistema. O dióxido de carbono, principal causador, é liberado na atmosfera com a combustão do óleo diesel. O biodiesel, um biocombustível renovável, apresenta-se como uma possível solução para os atuais malefícios provocados pelo petróleo e seus derivados, reduzindo significativamente a emissão dos gases causadores do aquecimento global. Resultante de um processo químico, onde o principal elemento é a biomassa, caracteriza-se como um produto agrícola, biodegradável e não-tóxico. Este artigo tem como objetivo relatar a necessidade do uso de um combustível renovável e ambientalmente correto nos motores do ciclo diesel e propor o biodiesel como uma possível solução para os problemas ambientais e, inclusive, sócio-econômicos, que estamos enfrentando nos dias de hoje. O biodiesel é um éster de ácido graxo, renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação. A biomassa é uma fonte de energia limpa e renovável disponível em grande abundância e derivada de materiais orgânicos. Todos os organismos capazes de realizar fotossíntese (ou derivados deles) podem ser utilizados como biomassa. Exemplo: restos de madeira, estrume de gado, óleo vegetal ou até mesmo o lixo urbano. O máximo está sendo feito para obter a energia da biomassa, já que o petróleo e o carvão mineral têm prevenções de acabar, a energia elétrica está cada vez mais escassa (já que essa energia depende da força da água) e a energia nuclear é perigosa. Outro fator importante é que a humanidade esta produzindo cada vez mais lixo e esse lixo também é capaz de produzir energia, isso ajuda a resolver vários problemas: diminuição do nível de poluição ambiental, contenção do volume de lixo das cidades e aumento da produção de energia. Vantagens: energia limpa e renovável, menor corrosão de equipamentos, os resíduos emitidos pela sua queima não interferem no efeito estufa, ser uma fonte de energia, ser descentralizadora de renda, reduzir a dependência de petróleo por parte de países subdesenvolvidos, diminuir o lixo industrial (já que ele pode ser útil na produção de biomassa), ter baixo custo de implantação e manutenção. A reação de transesterificação.
O biodiesel é comumente produzido por meio de uma reação química denominada transesterificação. No caso específico para a reação abaixo, os triacilglicerois de origem animal, reagem com o metanol, na presença de um catalisador, produzindo glicerol (subproduto) e o éster metílico de ácido graxo (biodiesel, conhecido pelo acrônico em inglês FAME - fatty acid methyl ester). A reação de transesterificação pode ser catalisada por ácido ou base. O biodiesel pode ser produzido a partir de qualquer fonte de ácidos graxos, porém nem todas as fontes de ácidos graxos viabilizam o processo a nível industrial. Os resíduos graxos também aparecem como matéria-prima para a produção do biodiesel. Nesse sentido, podem ser citados os óleos de frituras, as borras de refinação, a matéria graxa dos esgotos, óleos ou gorduras vegetais ou animais fora de especificação, ácidos graxos, etc. Algas também são uma possível fonte alternativa de óleos. As vantagens do biodiesel • É energia renovável. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para o biodiesel. • É constituído por carbono neutro, ou seja, o combustível tem origem renovável ao invés da fóssil. Desta forma, sua obtenção e queima não contribuem para o aumento das emissões de CO2 na atmosfera, zerando assim o balanço de massa entre emissão de gases dos veículos e absorção dos mesmos pelas plantas. • Possui um alto ponto de fulgor, conferindo ao biodiesel manuseio e armazenamento mais seguros. • Apresenta excelente lubricidade, fato que vem ganhando importância com o advento do petrodiesel de baixo teor de enxofre, cuja lubricidade é parcialmente perdida durante o processo de produção. • Contribui para a geração de empregos no setor primário. Com isso, evita o êxodo do trabalhador no campo, reduzindo o inchaço das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia autossustentável essencial para a autonomia do país. • Com a incidência de petróleo em poços cada vez mais profundos, muito dinheiro esta sendo gasto na sua prospecção, o que torna cada vez mais onerosa a exploração e refino das riquezas naturais do subsolo, havendo então a necessidade de se explorar os recursos da superfície, abrindo assim um novo nicho de mercado, e uma nova oportunidade de uma aposta estratégica no sector primário. • Nenhuma modificação nos atuais motores do tipo ciclo diesel faz-se necessária para misturas de biodiesel com diesel de até 20%, sendo que percentuais acima de 20% requerem avaliações mais elaboradas do desempenho do motor.