sexta-feira, 16 de março de 2018

Aditivo para o radiador do carro e as propriedades coligativas



Fonte: Elaborado pelo autor

É recomendado pelas montadoras de veículos o uso de aditivo no radiador, esse aditivo geralmente apresenta composição química formada por: etilenoglicol, água desmineralizada, anticorrosivos, corante, carboxilatos, sais de sódio, etc. Geralmente apresenta até 5% de água, pH entre 7,5 até 11,5 (INMETRO, 2007).  A função de utilizar esse produto nos radiadores dos veículos, consiste em evitar o superaquecimento do motor, o congelamento da água (em países que possuem baixas temperatura, como Rússia, Canadá) corrosão e desgaste prematuro da bomba d’água entre outros componentes.
As propriedades coligativas consistem no estudo da razão entre o número de moléculas de soluto e de solvente independentemente da identidade química do soluto. A primeira consiste no abaixamento da pressão de vapor do solvente, elevação do ponto de ebulição do solvente (ebulioscopia) e abaixamento do ponto de congelamento do solvente (crioscopia) e a osmose. O abaixamento da pressão de vapor do solvente, foi um estudo desenvolvido pelo cientista francês Françoies-Marie Raoult, dedicou-se mensurando as pressões de vapor e constatou que a pressão de vapor de um solvente é proporcional a sua fração molar em uma solução, esse estudo foi denominado, Lei de Raoult. A elevação do ponto de ebulição do solvente, ocorre quando há presença de um soluto não volátil em uma solução, por exemplo o ADITIVO PARA RADIADORES, esse fenômeno é denominado ebulioscopia, já o abaixamento do ponto de congelamento do solvente, ocorre quando há presença de um soluto não volátil em uma solução, por exemplo o ADITIVO PARA RADIADORES, e a ADIÇÃO de NaCl, nas ruas COBERTAS por GELO, típico de países frios, esses fenômenos são denominados de crioscopia. O conceito de osmose, termo oriundo do grego, cujo significado é empurrar, consiste no fluxo do solvente para uma solução de concentração superior através de uma membrana semipermeável, por exemplo o processo de diálise empregado para fazer o tratamento (purificação do sangue) das pessoas que possuem problemas no rim. (ATKINS; JONES, 2006)


Referências:

INMETRO: Programa de Análise de produtos: Relatório sobre análise em aditivos para radiadores. Rio de Janeiro, Setembro de 2007

ATKINS P; JONES L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3ª edição, Porto Alegre, Bookman, 2006. 968 p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário