sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Osmose em Vegetais

Em vegetais, apesar de grande similaridade com animais, a osmose tem suas particularidades. Primeiramente por não haver ruptura da célula devido à resistência que a parede celular proporciona e também pela presença do vacuolo que suporta certa quantidade de água. Ocorre, no entanto, outros acontecimentos como:

Turgidez: Mergulhada em um meio hipotônico (menos concentrado em soluto), a célula tende a absorver mais do que ceder água. Com isso a célula se "enche" por alcançar volume máximo (mas não se rompe, criando a impressão de "balão") de conteúdo.

Plasmólise: Ocorre quando a célula é inserida em meio hipertônico (mais concentrado em soluto). Neste a célula vegetal cede mais água que recebe, levando-a a um estado de aparência "seca". Isso se deve ao fato de o vacúolo retrair-se, diminui de tamanho e acaba por arrastar o conteúdo do citoplasma (e por conseqüência o conteúdo do hialoplasma) e a menbrama plasmática.

Célula Murcha ao Ar: Acontece quando ocorre evaporação da água contida na célula. A célula fica "murcha".

Flacidez: Tem-se uma célula sem receber nenhum tipo de pressão. Com aspecto "frouxo".

Equação da osmose em vegetais

Existem dois fatores que determinam a quantidade de água na célula. São eles:

Fator osmótico: Fator que permite entrada de água na célula.

Pressão hidroestática: Fator que faz com que a água tenda a sair, por pressionar a membrana celulósica.

Tipos de osmose

Exostomose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior;

Endosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior. Endosmose é o movimento resultante das forças de capilaridade no suporte. Ocorre quando o suporte é colocado em contato com o tampão. A solução é aspirada pelas extremidades do suporte e no centro deste haverá o equilíbrio. Após ligar o aparelho, a endosmose aumenta devido à evaporação do solvente e é, portanto, mais intensa nas extremidades do suporte.

Eletrosmose: É o movimento de corrente líquida derivada do fato de serem os suportes eletronegativos em relação à água e, esta se torna eletropositiva em relação aos suportes. Quando se aplica o campo elétrico, o suporte sendo fixo e a água móvel, haverá uma migração para o pólo negativo. A eletrosmose é constante em toda extensão da fita e unidirecional.

A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Esse processo está relacionado com a pressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente.

Fonte: Wikipédia

PROCEDIMENTO

Em uma batata, faça um furo até a metade de seu comprimento. No buraco adicionarsal de cozinha, e a seguir apóie a batata sobre a boca de um copo.

CROMATOGRÁFIA

A cromatográfia (do grego chroma = cor e grafia = escrita)foi utilizada pela primeira vez em 1903, a partir das experiências efetuadas pelo botânico russo Mikhail Iwestt. O experimento consistia em separar e visualizar, em uma pipeta, os pigmentos de extrato de plantas. Essa técnica passou por constantes aperfeiçoamentos até que em 1952, os pesquisadores James e Martin aplicaram pela primeira vez o processo cromatográfico que atualmente é utilizado noas analisadores industriais.
PROCEDIMENTO
Coloque a parte da camiseta que você quer decorrer sobre a boca do frasco. Utilize um elástico para fixar a parte da camiseta à boca do frasco, esticando bem o tecido. Faça algumas marcas na camiseta junto ao centro do círculo usando as canetas de ponta porosa. Varie as cores de pontos adjacentes para um efeito mais interessante. Agora pingue no centro do círculo uma gota de álcool etílico. Observe. Continue pingando álcool no centro, lentamente, sem deixar o tecido encharcar demais. Quando o desenho estiver no tamanho desejado é só deixar a camiseta secando e pronto. Você pode fazer vários desenhos na mesma camiseta desta forma.