terça-feira, 23 de julho de 2013

Gás lacrimogêneo

Devido essa série de confrontos entre policiais e manifestantes, vou comentar sobre o polêmico gás lacrimogêneo. Esse gás é utilizado por policiais para repreensão de tumultos causados nas ruas, seu nome é devido causar irritação ocular, sensação de queimadura, tosse, desconforto nasal, e lacrimejo nos olhos atingidos. A composição química consiste em vários compostos químicos, por exemplo: 2-Clorobenzilideno malononitrilo (CS), cloroacetofenona (CN), dibenzoxazepina (CR) e oleorresina capsicum (OC), esses gases geralmente são formados por um halogênio (família 7A da classificação periódica dos elementos químicos), ligado a um composto orgânico, como cetonas, amidas, compostos aromáticos, etc.
Essas armas químicas podem ser em spray, granadas ou na forma de projéteis para serem lançados no alvo pretendido, apesar das autoridades alegarem que essas armas não são letais já houve casos de mortes, conforme o link: http://migre.me/fAblM
Para finalizar sou a favor de manifestações para reivindicar os direitos de todos os cidadãos de forma civilizada, porém evitar o confronto com a polícia é a melhor opção.
Imagem retirada do site: http://migre.me/fAb0A
Imagem retirada do site: http://migre.me/fAb0A

quinta-feira, 28 de março de 2013

Concentração das Soluções


Imagem extraída do: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTaqcQuikEtGTMEgt8NCvpxs0NRZ1bI25dLuF1WunbLIPXhGuEQHA
A definição da palavra concentração segundo o dicionário e a massa de um corpo dissolvida na unidade de volume de uma solução.

O estudo da concentração das soluções utiliza conceitos matemáticos para representar quantitativamente os componentes da solução. A concentração pode ser expressa de várias formas: concentração comum, concentração em quantidade de matéria, porcentagem em massa, partes por milhão e fração em quantidade de matéria.

Concentração comum de uma solução consiste em quantificar a massa de um determinado soluto presente num determinado volume de solução.

A quantidade de matéria (n) é expressa utilizando a unidade mol no SI, ou seja determina quantos mols de soluto há em certo volume de solução.

Porcentagem em massa é a relação entre a massa do soluto e a massa da solução para obter o resultado em porcentagem basta multiplicar o resultado por 100.

Em soluções muito diluídas utiliza-se a concentração partes por milhão que indica a quantidade, em gramas, de soluto presente em 1.000.000 gramas da solução.

A razão entre a quantidade de matéria de um dos componentes da solução e a quantidade de matéria total da solução é denominada fração em quantidade de matéria.

Em nosso cotidiano basta prestarmos atenção nos rótulos dos produtos: leite integral, água mineral, soro fisiológico, etc. que  deparamos com essas maneiras de expressar a concentração das soluções.