segunda-feira, 28 de junho de 2010

GLP (Gás liquefeito do petróleo)

retirado do:http://newscomex.files.wordpress.com/2008/06/petrobras2.jpg O GLP é uma mistura de hidrocarbonetos provenientes do petróleo. Esses hidrocarbonetos são principalmente o propano e o butano que são sub produtos do petróleo como o óleo diesel, gasolina, esses sub produtos são obtidos nas refinarias.
retirado do :http://inblogs.com.br/media/blogs/amelias/gas.jpg
A primeira etapa do processo de refino é a destilação atmosférica. Nela o petróleo é aquecido e fracionado em uma torre, onde são extraídos, por ordem crescente de densidade, separando as frações mais leves como: gases combustíveis, GLP, gasolina, nafta, solventes, querosene, óleo diesel. No fundo da torre é extraído a fração mais pesada denominada resíduo atmosférico.
O gás liquefeito do petróleo ( gás de cozinha) é comercializado em botijões no estado líquido, tornando-se gasoso na pressão atmosférica e temperatura ambiente na hora de sua utilização no fogão.
Os botijões são fabricados com chapas de aço, capazes de suportar altas pressões, dentro do recipiente 85 % é de gás na fase líquida e 15% em fase vapor, constituindo um espaço de segurança para evitar uma pressão elevada dentro do botijão.
Para detectar um possível vazamento é adicionado um composto denominado mercapitantes á base de enxofre.
No Brasil o GLP é utilizado principalmente como combustível doméstico em fogões e aquecedores de água.