quinta-feira, 28 de março de 2013

Concentração das Soluções


Imagem extraída do: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTaqcQuikEtGTMEgt8NCvpxs0NRZ1bI25dLuF1WunbLIPXhGuEQHA
A definição da palavra concentração segundo o dicionário e a massa de um corpo dissolvida na unidade de volume de uma solução.

O estudo da concentração das soluções utiliza conceitos matemáticos para representar quantitativamente os componentes da solução. A concentração pode ser expressa de várias formas: concentração comum, concentração em quantidade de matéria, porcentagem em massa, partes por milhão e fração em quantidade de matéria.

Concentração comum de uma solução consiste em quantificar a massa de um determinado soluto presente num determinado volume de solução.

A quantidade de matéria (n) é expressa utilizando a unidade mol no SI, ou seja determina quantos mols de soluto há em certo volume de solução.

Porcentagem em massa é a relação entre a massa do soluto e a massa da solução para obter o resultado em porcentagem basta multiplicar o resultado por 100.

Em soluções muito diluídas utiliza-se a concentração partes por milhão que indica a quantidade, em gramas, de soluto presente em 1.000.000 gramas da solução.

A razão entre a quantidade de matéria de um dos componentes da solução e a quantidade de matéria total da solução é denominada fração em quantidade de matéria.

Em nosso cotidiano basta prestarmos atenção nos rótulos dos produtos: leite integral, água mineral, soro fisiológico, etc. que  deparamos com essas maneiras de expressar a concentração das soluções.