quarta-feira, 26 de março de 2014

Efeito Tyndall


         Dispersões, consiste de um sistema em que uma substância, sob a forma de pequenas partículas, se distribui uniformemente por toda extensão de uma outra substância, por exemplo, uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl), o sal é o disperso (substância dissolvida) e a água é o dispergente (substância que dissolve).
         A classificação das dispersões é baseada no tamanho da partícula, as dispersões são classificadas em: solução, suspensão e dispersão coloidal.
         Nas soluções, as partículas da fase dispersa são formadas por átomos, pequenas moléculas ou por íons com diâmetro inferior a 10-7cm. Sob o efeito da luz elas são transparentes, por exemplo, mistura de água e açúcar.
         Nas suspensões, as partículas da fase dispersa são grupos de íons, de moléculas, macroíons e macromoléculas com diâmetro superior a 10-4cm. Perante a luz, elas se apresentam opacas, por exemplo, leite de magnésia e calamida.
         Nas dispersões coloidais, as partículas da fase dispersa são macroíons, macromoléculas, grupos de íons comuns e moléculas de diâmetro entre 10-7cm e 10-4cm. As partículas coloidais são pequenas o suficiente para proporcionar ao coloide uma aparência homogênea, porém são grandes o suficiente para espalhar a luz, fenômeno denominado efeito Tyndall. Esse efeito é perceptível em nosso cotidiano, por exemplo, quando os raios de sol atravessam as frestas de uma janela num quarto com poeira suspensa no ar que contém fumaça ou poeira, os coloides podem ser classificados dependendo do tipo de da partícula coloidal e do meio dispergente e recebem os nomes: aerossol, emulsão, espuma, sol e gel.