quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lentes Transition e as reações de oxirredução

A química sempre nos acompanha em nosso cotidiano, hoje resolvi comentar a respeito das lentes transitions e reação de oxirredução. Alguém já se perguntou como que essas lentes escurecem no sol e voltar a ser transparente em ambientes escuros?
Algumas lentes fotocrômicas utilizadas em óculos contém AgCl e CuCl em toda extensão do vidro da lente. A reação envolvida consiste em duas fases, a escura e a luminosa. Na fase luminosa, em presença de luz intensa a prata sofre redução e o Cl oxidação. Na fase escura a prata sofre oxidação o Cl e o Cu redução conforme as equações abaixo.
Fase luminosa Fase Escura
Reações de oxidorredução ocorrem variações dos números de oxidação dos átomos de elementos envolvidos. Em uma reação de oxidorredução a redução e oxidação ocorrem simultaneamente, a espécie que sofre oxidação perde elétrons e tem o Nox aumentado em contrapartida a espécie que sofre redução ganha elétrons e tem o Nox diminuído. A espécie que se oxida promove a redução é denominada agente redutor e a espécie que sofre redução é denominada agente oxidante. Na fase luminosa (equações I e II) o Cl- é o agente redutor pois sofre oxidação e o Ag+ é o agente oxidante pois sofre redução, já na fase escura na equação IV o Cu+2 é o agente oxidante (sofre redução) e o Ag é o agente redutor (sofre oxidação). Esse é o mecanismo das lentes Transitions.

Nenhum comentário: