domingo, 2 de maio de 2010

Gases contidos nos refrigerantes

Com a aplicação do CO2 pode-se gaseificar uma bebida, em alguns casos pode ocorrer alteração no sabor.

Nas bebidas fornecidas em barris ou em outros reservatórios é necessário utilizar um gás para impulsionar o líquido do barril até o ponto de tiragem, conforme o tipo de bebida pode-se utilizar o azoto, CO2 ou uma mistura dos dois gases.

Além do efeito propulsor, estes gases inertes impedem a ação nociva do oxigênio do ar.

Fabrica portátil

Nas maquinas de refrigerantes, os ingredientes da bebida ficam armazenados no próprio local de venda, são cilindros de metal armazenam os xaropes de quatro sabores. Um bujão acondiciona o gás (CO2) e água proveniente de fonte filtrada.

A composição começa com a mistura de CO2 e água esses tanques são ligados a um carbonizador, que comprime e dissolve o gás no líquido, originando o ácido carbônico semelhante á água gaseificada. Por um tubo, o líquido segue até uma serpentina, que resfria a bebida em uma temperatura de consumo entre 4ºC a 8ºC.

Na saída da máquina ocorre a mistura entre o xarope e a água gaseificada originando o refrigerante. A quantidade de xarope depende da regulagem da máquina, por isso o sabor do refrigerante de máquina é diferente do refrigerante de garrafa.

Nenhum comentário: